terça-feira, 24 de março de 2009

Notícia

A Comissão Europeia (CE) anunciou, na passada sexta-feira, a nova Campanha para a Agricultura Biológica na Feira Agrícola, na Bélgica, sob o tema “Agricultura Biológica. Boa para a Natureza, boa para si”.

A campanha irá trabalhar com aqueles que se dedicam ao sector biológico com o objectivo de informar a sociedade sobre o significado e os benefícios da agricultura biológica e a produção de alimentos biológicos, procurando aumentar o reconhecimento destes produtos, dirigindo-se ao jovens e crianças para que estes veiculem as ideias biológicas no futuro.

A Comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer Boel apelou, na ocasião, a todos os envolvidos no sector em questão para promoverem a ideia biológica com a ajuda da nova campanha, afirmando que «a procura de produtos biológicos está a crescer, oferecendo maiores oportunidades de negócio a todos o sectores da cadeia de distribuição alimentar».

Segundo a CE o número e operadores biológicos aumentou nos últimos anos, incluindo agricultores, produtores, transformadores e importadores, com um total de 182.305 em 2005, o que corresponde a um acréscimo de 13,4 por cento em relação a 2004.

Numa conferência de imprensa a Comissão fez o lançamento da campanha e o anúncio de um concurso para a criação de um novo logotipo para a agricultura biológica, numa acção conjunta com a importante feira agrícola gelgas “Foire de Libramont”, que engloba vários aspectos do mundo rural.

A campanha para a Agricultura Biológica foi desenvolvida pela CE com uma abordagem que procura servir o interesse de operadores biológicos da União Europeia (UE) e criada em colaboração com um comité consultivo de especialistas nacionais na promoção deste tipo de agricultura.

A mesma é lançada no âmbito do Plano de Acção Europeu para a Agricultura e Alimentos Biológicos, que define 21 iniciativas para o desenvolvimento do mercado de alimentos biológicos e para o melhoramento dos padrões através de uma maior eficiência e transparência e consequentemente da confiança por parte dos consumidores.

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