sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Breve introdução ao tema


Antes o homem primitivo era um ser nómada, ou seja, eles passavam a vida à procura de alimento e isso tornava-os seres viajantes. Gradualmente os seres humanos começaram a domesticar os animais e desta maneira tinham carne e pele, deixando de caçar por necessidade.

Aperceberam-se a certa altura que conseguiam cultivar e assim aprenderam a cultivar o trigo, milho e o arroz. Talvez por engano perceberam que se a terra fosse remexida as culturas rendiam mais. Com o evoluir dos métodos utilizaram a força dos animais como o boi e o cavalo e assim a mão-de-obra humana começou a ser desnecessária. Desta maneira, o ser humano começou a estabelecer-se em aldeias e a formar grandes comunidades.

Os dois primeiros estados agrícolas foram: o Egipto, que graças as inundações tornavam os vales extremamente férteis; e Roma, aonde os cidadãos formaram as latifundias (grandes propriedades agrícolas) com métodos muito avançados como rotação de culturas e irrigação.

Por volta do séc. XI a.C. surgiu o arado de ferro no Médio Oriente o qual se difundiu rapidamente pelo mundo antigo. Na Idade Média grande parte da Europa encontrava-se dividida em grandes propriedades dominadas por senhores feudais (alta burguesia). No quotidiano, as culturas são de vários tipos e usam vários métodos. Grande parte da agricultura praticada hoje utiliza maquinação, principalmente em grandes propriedades.

Sem comentários: